Conheça o biotipo endomorfo e suas características

Você sabe qual é o seu biotipo corporal? As pessoas possuem diferentes biotipos, um deles é o endomorfo, que é classificado como quem tem altos percentuais de gordura, uma estrutura óssea maior, mas na hora de ganhar massa muscular são extremamente rápidos. É imprescindível que os endomorfos mantenham uma dieta equilibrada e que gastem energia na mesma proporção em que a consomem.

Para saber com certeza de que você é realmente um endomorfo, indicamos consultar um profissional da saúde que possa analisar seu caso e seu corpo para conseguir te esclarecer quais medidas você pode tomar antes de tirar as conclusões por si só.

O indivíduo endomorfo tem uma preparação maior na resistência, pois armazena mais energia, ou seja, os exercícios de ganho de massa muscular são essenciais para quem precisa e quer diminuir a quantidade de gordura corporal. Para esse biotipo, algumas dicas são fundamentais para se manter saudável e ainda conseguir os resultados esperados.

Coma bem, com alimentos saudáveis

De acordo com a teoria alimentar e nutricional, os endomorfos têm um metabolismo mais lento e não queimam calorias tão rapidamente quanto os ectomorfos ou mesomorfos e as calorias extras são armazenadas como gordura. Os excessos de gordura localizada precisam ser eliminados, mas se não houver uma alimentação adequada e regrada, o seu corpo não conseguirá expulsar essas gorduras.

Estudos também afirmam que as pessoas com esse biotipo são menos tolerantes aos carboidratos, portanto, a dieta ideal que se adapta a eles é a dieta rica em gordura, proteína e baixa em carboidratos. Alimente-se com uma elevação maior de calorias, foque em carboidratos de baixo índice glicêmico, porque dão maior saciedade.

O endomorfo tem tendência em armazenar muita energia, pois o corpo não sabe quando vai se alimentar novamente, principalmente se a pessoa tem uma dieta desregulada. Por esse motivo é tão necessária essa organização de horários e da quantidade que vai consumir.

O recomendado é comer 6 vezes ao dia e, deixando essa meta definida, você consegue até separar melhor seus alimentos, conseguindo direcionar cada nutriente para cada refeição. Não deixe de acompanhar um nutricionista para ele te indicar quais alimentos serão mais indicados para seu caso.

Algumas fontes de alimento, como amêndoas, nozes, azeite, carne magra, peixes, gema de ovo e clara, leite com baixo teor de gordura, são ótimas opções para quem tem pouco tempo. O que você come depois do treino influencia muito em seus resultados, esses alimentos citados anteriormente são fundamentais.

Exercícios recomendados para os endomorfos

O exercício físico é uma das partes mais importantes para quem busca uma vida saudável, especialmente para pessoas desse biotipo que buscam, na maioria das vezes, perder peso. Os exercícios aeróbicos, como corrida, auxiliam na queima de gorduras.

Por terem uma capacidade grande em ganharem massa muscular, agrupam mais rapidamente o tecido dos músculos. E como crescer os músculos enquanto as células de gordura diminuem? Treine mais, pois a recuperação dos treinos é mais rápida do que outros biotipos. Até mesmo o tempo é mais rápido para conseguir um aumento da massa muscular.

Durante 7 dias você pode treinar muito, isso não significa que precisa exagerar, mas por exemplo, se sua meta é praticar os exercícios 3 vezes por semana, tente repetir pelo menos 2 vezes por semana cada exercício de agrupamento muscular: braço, perna, abdômen, costas, etc. Se você manter pelo menos 30 minutos em cada uma das vezes que for praticar, sua construção corporal ficará mais elevada. A partir disso, as práticas aeróbicas podem ganhar uma atenção extra.

Para equilibrar a alimentação e a queima de gordura, é preciso fazer os exercícios conforme o que você come, por isso não diminua a quantidade de alimentos, mas organize a qualidade deles, assim como nos exercícios. Não esqueça de procurar um especialista na saúde para poder te auxiliar quanto a quais exercícios são mais recomendados para você.

Não economize nos exercícios cardiovasculares, eles que vão te ajudar na queima de gordura, já os exercícios do ganho de massa muscular auxiliam na taxa metabólica, portanto quando você estiver em repouso, tende a também perder calorias.

Conclusão para quem tem esse biotipo

Os endomorfos têm alta tendência em ganhar peso, mas vocês viram que isso não é um problema quando o ganho de massa muscular é maior. Não deixe de conhecer o seu condicionamento físico para conseguir alcançar todas as suas expectativas.

Com treinos regulares, alimentação balanceada misturando alimentos nutritivos com alto teor de proteínas e gorduras saudáveis, você tende a ficar cada vez mais ativo fisicamente. Os treinos e as outras práticas aumentam o seu metabolismo e ajudam na construção de massa corporal.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de acompanhar a Alterative Pharma que está sempre te atualizando com assuntos para sua saúde e bem-estar. Se exagerou no exercício ou está com os músculos muito tensos, confira também os melhores relaxantes musculares para dores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima