Quando falamos em um corpo saudável, não é apenas o estético que deve ser considerado. Não necessariamente quer dizer que uma pessoa com pouca massa corporal está com a saúde em dia e vice-versa. Isso vai muito além da aparência, é importante pensar no condicionamento físico.
Esse aspecto está bom? Seu corpo é capaz de realizar atividades sem cansar muito? Sua aptidão cardiorrespiratória está em dia? Muitas questões devem ser consideradas. A questão é manter esse condicionamento o melhor possível com práticas saudáveis.
Quer saber quais são essas práticas e como melhorar o seu? Acompanhe a leitura, a Alterative vai contar tudo sobre isso!
Condicionamento físico: o que é? Entenda mais sobre!
Esse termo diz respeito à saúde que uma pessoa tem para praticar exercícios físicos, se ela é apta e se consegue realizar a maioria das atividades sem problemas. Ele considera as capacidades do corpo, como sua resistência, performance e força, além de outras coisas, para enfrentar desafios que exigem mais do físico na rotina.
Porém, como cada pessoa tem suas particularidades e rotinas diferentes, nem sempre ele será o mesmo, como um padrão. O condicionamento diz muito a respeito de cada um, é muito individual.
De qualquer forma, frisa-se a extrema necessidade de mantê-lo o mais apto possível, tanto para realizar as atividades rotineiras quanto para ter uma qualidade de vida mais alta, aumentando o bem-estar com que os dias são passados.
Estimulando o corpo diariamente, o condicionamento aumenta a performance e protege as articulações, músculos e ossos de lesões, deixando-os mais fortes e resistentes a impactos e aplicação de força.
Mas como descobrir que ele está bom? Bem, para isso, baseando-se em prescrições médicas, é possível avaliar se tudo está em bom estado através de avaliações físicas, aptidão cardiorrespiratória, resistência muscular e a composição do corpo.
A aptidão cardiorrespiratória diz respeito à capacidade de não se sentir fatigado na realização de atividades de alta intensidade, sejam elas de duração média ou longa. Ela não considera apenas o cardiovascular, mas o respiratório também.
A composição corporal, quando falamos de condicionamento, considera todo o conjunto de músculos, ossos e o percentual de gordura. Às vezes, pessoas podem ter o mesmo peso, mas estilos de vidas diferentes, uma é mais saudável porque consome alimentos naturais e se exercita, outra não, já que só come coisas gordurosas e é sedentária. No fim, ambas teriam avaliações diferentes.
Agora, quando falamos de resistência muscular, ou endurance, é considerada a força e a resistência ao realizar atividades com cargas adicionadas em intensidades moderadas ou altas e em uma duração mais longa.
Como melhorar o condicionamento físico? Dicas simples!
É notável que ter esse nível alto de condicionamento é importante, não é? Para a saúde, para viver bem, para prevenir doenças e lesões. E não é difícil aumentar o seu, basta algumas práticas rotineiras.
Ser ativo(a)
Quando falamos de saúde, é fato que ser ativo fisicamente é um fator indispensável, certo? Tanto para aspectos psicológicos quanto físicos, pois ajuda a eliminar o estresse acumulado do dia, aumenta a resistência, o desempenho, entre tantas outras coisas.
Mesmo que não haja tanto tempo em sua rotina, uma meia hora gasta fazendo algo mais físico já tem muitos resultados. É importante escolher atividades que combinem com suas preferências, como andar de bicicleta, nadar, fazer musculação, entre outros.
Fazer alongamentos
Ter flexibilidade também interfere no condicionamento físico, isso porque ela previne lesões no momento das atividades, impedindo que os músculos ou articulações saiam prejudicadas. Além disso, ajuda na rotina já que, dependendo qual é a rotina profissional e pessoal, há muitas tarefas diárias que necessitam de esforços leves, médios e, até mesmo, intensos.
Conciliar alimentação e treino
A alimentação sempre é citada quando se fala em saúde, afinal, ter uma dieta regulada é a chave para consumir todos os nutrientes necessários. Alimentando-se com consciência, buscando alternativas mais naturais, evitando os exageros em coisas gordurosas e praticando as dicas anteriores, o condicionamento ficará ótimo!
Consumir uma boa suplementação
É comum que haja pessoas que, mesmo com o consumo adequado de alimentos, não consigam todos os minerais e as vitaminas necessários para o corpo. Sendo assim, as taxas de ter um condicionamento melhor podem cair um pouco.
Nessa hora, a suplementação entra como um bote salva-vidas. Existem diversos termogênicos que ajudam na energia para realizar atividades, que oferecem nutrientes que faltam no corpo e muitas outras vantagens. É importante saber o que precisa para escolher o certo para ingerir.
São práticas bem simples, mas que causam um impacto enorme, então não deixe de inseri-las na sua vida, tudo bem?!
Outras vantagens de ter um ótimo condicionamento físico
Ter um bom desempenho físico é muito bom, o corpo não cansa facilmente, atividades mais intensas são realizadas tranquilamente, você não fica fatigado, entre outras coisas.
Quando você trabalha seu condicionamento, o sedentarismo fica longe da sua vida. Então, a prevenção de doenças emocionais e físicas será maior. Além do ganho de peso, coisa que muitas pessoas não querem.
Ainda, o seu coração e a frequência cardíaca ficam adequados, melhorando a qualidade de vida porque o sistema cardiovascular consegue levar mais sangue para todos os nossos órgãos e sistemas. Isso é uma excelente maneira de evitar a hipertensão.
E como se não bastasse, o metabolismo fica bem mais regulado, então os nutrientes serão processados com maior qualidade e bem distribuídos para todo o organismo.
As atividades que serão praticadas ajudarão a regular os níveis de açúcar e a produzir mais insulina, prevenindo doenças graves como a diabetes. A glicose do corpo ficará dentro do que é saudável e indicado!
E claro, o ganho de massa muscular será maior. É como um conjunto de atividades: melhorar o condicionamento físico, conseguir fazer mais exercícios, crescer o desempenho, tudo ligado à saúde!
Por isso, não deixe de incluir em sua rotina tudo isso, os benefícios são ótimos para uma boa qualidade de vida, estendendo-a para longo prazo.
Então, gostou do conteúdo? Buscamos trazer muitas informações de qualidade para saúde, sobre esporte e fitness e muito mais, por isso fique sempre ligado(a) em nosso blog!