Já ouviu falar do termo biotipo corporal? É um termo utilizado para classificar as formas físicas do corpo humano. Trata-se de uma característica herdada pela genética do corpo e afeta o metabolismo e a forma com que o corpo reage ao receber alimentação e atividades físicas.
Esse esquema analítico é chamado de somatótipo, e foi criado pelo norte-americano William Sheldon em 1940 para facilitar o entendimento de como cada um reage especificamente a estímulos de exercícios.
Essa teoria basicamente classifica as diferentes formas físicas que o corpo das pessoas possui. Isto é, dentre as três (ectomorfo, mesomorfo e endomorfo) uma tem mais facilidade em ganhar massa muscular e perder peso, e vice-versa. Desse modo, cada uma delas deve receber uma dieta e treinamentos adequados se o objetivo for deixar o corpo mais definido.
Os três biotipos corporais e suas características
Confira abaixo a diferença entre cada uma das classificações e veja qual melhor se encaixa com suas características físicas. Lembrando que é recomendado procurar um profissional especializado para obter resultados adequados de acordo com seu perfil.
Ectomorfo
As pessoas que se encaixam no biotipo ectomorfo possuem uma estrutura corporal mais magra e, geralmente, têm dificuldade para ganhar peso e até mesmo massa muscular devido ao seu metabolismo acelerado. Em relação ao corpo, costumam ter ossos menores e o peito plano.
O metabolismo transforma as calorias ingeridas em energia para o corpo. Quando esse processo ocorre de forma muito rápida, o corpo acaba perdendo peso. Apesar de parecer uma característica benéfica ao corpo, ter o metabolismo acelerado pode até causar alguns problemas à saúde – como insônia, cansaço e anemia, por exemplo.
Em geral, o metabolismo acelerado permite a esse biotipo a ingestão de quantidades maiores de comida sem o ganho de gordura no corpo. Isso favorece a quem tem o desejo de se manter no mesmo peso, mas em contrapartida atrapalha quem deseja ganhar massa muscular.
Mesomorfo
O biotipo mesomorfo tem o corpo magro com os músculos em destaque, mesmo quando não há prática de exercícios. Seu visual esportivo pode ser desenvolvido com muita facilidade, uma vez que possuem tendência para o corpo atlético, com pouca gordura e com peitoral e ombros mais largos.
Essa facilidade em ganhar massa muscular é diretamente proporcional à de queimar calorias e perder gordura corporal. Assim, quem possui o biotipo mesomorfo não tem dificuldade em se manter em forma.
Contudo, o metabolismo aqui não funciona da mesma forma que no biotipo ectomorfo, sendo que no mesomorfo o ganho de gordura costuma ocorrer mais facilmente. Desse modo, mesmo que seja mais difícil perder massa magra, as pessoas do biotipo mesomorfo precisam se atentar ao ganho de peso em forma de gordura ao consumir muitas calorias.
Endomorfo
As pessoas com o biotipo endomorfo possuem uma predisposição maior para ganhar massa muscular e gordura. No entanto, sua dificuldade para perder peso é maior que a dos outros dois biotipos. Assim, é comum ver em endomorfos características como corpos mais largos e membros mais curtos.
O metabolismo dos endomorfos é lento, o que provoca ainda mais facilidade para engordar.
Além disso, é um corpo que oferece maior dificuldade para controlar a ingestão de calorias. Por isso, é necessário que este biotipo siga uma dieta rigorosa junto a exercícios diários se a intenção for ter um corpo mais em forma.
O biotipo endomorfo é o mais prejudicado quando se trata de mostrar os ganhos de massa muscular, uma vez que, mesmo com toda a dificuldade para conseguir se manter em forma, seus resultados ainda tendem a ter características mais arredondadas e sem definição, uma vez que seus músculos ficam por baixo do tecido adiposo do corpo.
Entenda seu biotipo predominante
É importante ressaltar que a maioria das pessoas não possui apenas um biotipo corporal. Devido a bagagem genética herdada de seus pais é muito comum que as pessoas tenham mais de um. No entanto, o que ocorre é que existe um biotipo predominante.
É esse biotipo predominante que vai definir a musculatura e a forma de seu corpo. Contudo, seu segundo biotipo também possui influência na estrutura física, mesmo que minimamente. Assim, ao seguir rotinas de dietas e atividades físicas, é importante lembrar de seus biotipos para realizar tudo de modo adequado.
É por isso que é importante procurar um profissional qualificado para fazer uma avaliação física e te ajudar a entender qual o seu biotipo predominante e qual o seu biotipo secundário. Com ele, você vai entender melhor seu corpo e suas necessidades físicas.
Alimentação e dieta de acordo com seu biotipo
Tendo em mente qual o seu biotipo, é necessário seguir uma alimentação adequada para que seus objetivos sejam alcançados de forma mais rápida e saudável. É importante incluir nutrientes adequados para uma alimentação rica em magnésio – um ótimo mineral que fortalece os ossos, vitaminas D e proteínas para os músculos.
Além disso, pode ser necessário o acompanhamento de suplementação para completar o quadro alimentar. No caso do ectomorfo, por exemplo, a suplementação deve ser concentrada em creatina, proteínas e glutamina para ajudar no ganho de massa muscular.
No biotipo mesomorfo, deve ser investido em proteínas para conseguir acelerar o ganho de massa muscular, e por fim, para o biotipo endomorfo, a melhor suplementação é a do tipo termogênico, que dá energia aos treinos e auxilia na queima de gordura.
Treinamentos para cada tipo de corpo
Existem também treinos adequados para cada biotipo corporal. Assim, a musculatura de cada um é estimulada da maneira ideal para que haja um melhor desenvolvimento. Um profissional de educação física irá analisar melhor qual o ideal para o seu perfil, por isso é importante um acompanhamento.
No caso do biotipo ectomorfo, são mais indicados treinos de força, como a musculação mesmo. Para a categoria mesomorfo, treinos mais intensos são indicados, ao passo em que conseguem desenvolver sua musculatura com facilidade. Para o biotipo endomorfo são indicados exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, dança, natação, entre outros, para conseguir definição com mais desenvoltura.
É importante seguir a rotina de treinos adequadamente para atingir seus resultados e não se sobrecarregar de exercícios, uma vez que isso pode prejudicar seu corpo ao invés de ajudar. O excesso de treinos, também conhecido como overtraining, pode reduzir seu desempenho físico e prejudicar sua saúde.
Nós da Alterative Pharma esperamos que você tenha gostado deste post. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo. Lembre-se de assinar nossa newsletter para ler mais posts com informações sobre saúde. Até mais!
1 comentário em “Ectomorfo, Mesomorfo ou Endomorfo? Entenda qual o seu biotipo corporal”
Pingback: Caminhar ou correr? Saiba as vantagens de cada exercício