O mesomorfo é aquele biotipo que possui um desenvolvimento muscular maior do que os outros biotipos corporais. Esteticamente falando, os mesomorfos tendem a aparentar mais definidos, porque os ombros são mais largos, a cintura mais fina e as pernas grossas, alinhado com o padrão de estética tão esperado por tantos, entretanto muitos deixam de tomar alguns cuidados básicos e acabam perdendo esse biotipo com facilidade também.
A sua densidade mineral óssea é média, ou seja, tem resistência, porém ainda é menor do que a de um endomorfo. Tanto os homens quanto as mulheres que são mesomorfos conseguem ver o resultado de um bom treino rapidamente uma vez que a desenvoltura de ambos é um pouco maior nos exercícios de musculação.
Quais as características?
É preciso de uma avaliação física para tirar as conclusões mais certeiras de qual o seu biotipo, mas o homem e a mulher mesomorfos geralmente possuem o rosto num formato mais quadrado, incluindo as mandíbulas que dão essa forma. Uma outra característica é a perda de gordura rápida, enquanto ganha massa muscular com a mesma facilidade. A cintura é mais baixa e os ombros são largos. As pernas e coxas são bem definidas.
Além do corpo atlético e da rapidez em moldar o formato, a mulher tem uma estrutura que se assemelha a uma ampulheta, dando mais enfoque às pernas e ao busto, enquanto o homem se concentra mais na parte superior, que dá a impressão de um triângulo. Ambos possuem características que fazem toda a diferença.
Como manter um corpo mesomorfo?
O mesomorfo tem uma predisposição ao fisiculturismo, isso porque sua forma estética é já desenvolvida com mais músculos do que as outras, entretanto não quer dizer que a saúde esteja equilibrada também, por isso é preciso ter alguns cuidados básicos para manter o shape. Aqui vão algumas dicas necessárias para cuidar de um corpo desse biotipo.
Alimentação
É importante ter uma alimentação saudável para desenvolver melhor sua estrutura corporal. As calorias são imprescindíveis, por exemplo, você tem que consumir 30 calorias por quilo corporal, essa dica é para quem está começando a cuidar do corpo mesomorfo e pretende mudar alguns hábitos.
Se você já está na fase de construção muscular, o volume de calorias também aumenta, precisando ser 50 calorias por cada quilo, ou melhor dizendo, se você pesar 100 kg é necessário 5 mil calorias por dia. Se a pessoa deseja manter e desenvolver ainda mais a estrutura corporal, a quantidade de calorias é fundamental.
A quantidade de calorias que você consome define a quantidade de músculo que você vai ter, pois são os músculos os que mais consomem energia. É preciso restringir a proteína em partes compondo de 30 a 40% de consumo, também aumentar a porção de gordura e não economizar no carboidrato. Mantenha a constância do consumo de gorduras de 20 a 30%, pois em excesso pode fazer você perder o formato.
Para ajustar essas porções, siga cronogramas de refeição com intervalo de 2 a 3 horas entre cada uma, coma 6 vezes ao dia e em cada uma das vezes separe a quantidade necessária de cada nutriente, assim você consegue se alimentar adequadamente – lembre-se de contar com um especialista da área para entender a dieta mais adequada para você.
Treino
Não é só a aparência que vai definir se você está ou não saudável, isso porque os exercícios também são super importantes. Seja na musculação, treinos, suplementos, etc., o que é imprescindível é ter um acompanhamento de um profissional que irá analisar sua estrutura e indicar quais os melhores exercícios e as melhores técnicas para seu caso. Isso também vale para a alimentação, uma vez que ambos devem andar juntos para se conseguir o resultado tão esperado.
Antes de indicar alguns dos exercícios usados para ajudar o mesomorfo, recomendamos variar vez ou outra tempo, intervalos e métodos de repetição com o tempo, assim você vai se ajustando aos poucos em quais te dão mais conforto na hora de realizar as práticas e o desempenho acaba sendo maior.
Os exercícios multiarticulares são os mais recomendados para os mesomorfos, pois eles incluem os agachamentos que dão fortalecimento para as pernas e coxas. O supino é mais um ajudante nesse crescimento muscular. O cardio é indicado 3 vezes por semana e, dependendo dos resultados, esse tempo pode variar.
Com a prática contínua do cardio, será muito mais fácil de eliminar a gordura, exercício esse que não é tão recomendado aos ectomorfos, por exemplo, mas tão importantes para os mesomorfos.
Alguns suplementos podem acompanhar os treinos para uma melhor performance de resultados mais concretos. Não se esqueça de consultar um profissional da saúde para ter certeza de seu biotipo para que você possa dar o seu melhor nele e ainda receber maiores indicações.
Agora que você sabe um pouco mais sobre os mesomorfos, está esperando o que para começar a desenvolver ainda mais ele? Fique ligado aqui no nosso blog e acompanhe as melhores dicas para sua saúde!