L-Carnitina: o que é, para que serve? Veja os benefícios!

L-Carnitina: tudo o que você precisa saber!

Naturalmente sintetizada, a carnitina é produzida no fígado e nos rins por meio da lisina e a metionina que são aminoácidos fundamentais que podem ser encontrados em carnes e peixes. Ela é usada para auxiliar na perda de peso e alguns dados sobre esse nutriente podem aguçar a curiosidade de alguns, por isso preparamos esse post para te contar tudo sobre esse assunto!

O que é a L-carnitina?

A L-carnitina tem seu nome derivado do latim carnus que é carne, isso porque o composto era isolado da carne e, assim como a taurina, é um suplemento alimentar para a dieta que desempenha um papel importantíssimo na produção de energia, o que ajuda na transportação de alguns ácidos essenciais para as mitocôndrias das células. Além disso, para que consigamos uma produção maior dessas cartinas é preciso de bastante vitamina C.

Onde encontrar a L-carnitina?

Em quase todas as células do corpo humano é possível encontrar a carnitina. Normalmente, os alimentos que são considerados as maiores fontes de carnitina são produtos de origem animal como carne, laticínios e aves . A carne vermelha tem uma das maiores concentrações.

Aqui vão alguns dos alimentos que estão nessa lista de beneficiados pela carnitina: bife, leite, peito de frango, queijo. Esses são alguns dos alimentos que contém essa substância, mas não são o suficiente para algumas pessoas, o que exige o uso da l-carnitina.

Independente do seu biotipo, o que vai definir seus níveis de carnitina no organismo é como você controla sua alimentação e os exercícios físicos, com essa noção seu médico pode te recomendar as quantidades exatas para seu caso de l-carnitina.

Quem pode tomar L-carnitina?

Principalmente para vegetarianos ou veganos que não consomem alimentos de origem animal, ou mesmo pessoas com condições genéticas especiais podem ter uma incapacidade de produzir ou obter o suficiente de carnitina. Com isso, a L-carnitina se torna um nutriente fundamental para a dieta dessas pessoas.

Não existe restrição para quem quer tomar a l-carnitina, vai depender da quantidade e de qual a sua rotina, uma vez que é preciso manter uma frequência de exercícios físicos para ter melhores resultados.

Não só elas, mas quem precisa passar por hemodiálise, por exemplo, pode tomar L-carnitina por via oral ou via intravenosa, para melhorar a contagem de glóbulos vermelhos durante esse procedimento. Algumas pesquisas apontam que quem possui inchaços constantes podem consumir a L-cartinha para reduzir os sintomas e riscos de miocardite.

Papel da L-carnitina no organismo

Uma das principais funções da carnitina no organismo é a produção de energia e para envolver função mitocondrial. Além disso também existe a ajuda do transporte dos ácidos graxos para as mitocôndrias, onde podem ser queimados para a obtenção de energia.

Para um envelhecimento saudável existe a possibilidade de ingerir a L-carnitina para aumentar as condições do coração e funções cerebrais. Os benefícios são vastos e até mesmo na queima de gorduras esse nutriente pode atuar, mas para isso acontecer é necessário uma constante prática de exercícios aeróbicos.

Desempenho atlético

Disponível como suplemento esportivo ou de saúde, a carnitina é encontrada com o objetivo de ajudar no desempenho dos exercícios por meio de vários mecanismos. Além do aumento do desempenho, tem a redução do estresse causado durante algumas atividades físicas.

Aumentar essa sensação de bem-estar é uma opção essencial para ajudar quem está envelhecendo, uma vez que os níveis de carnitina podem diminuir com a idade, e o consumo desse suplemento pode se tornar uma rotina fundamental.

Efeitos na função cerebral

Além dos benefícios citados acima, a função cerebral é outra beneficiada. Assim como ajuda no processo do envelhecimento saudável, a carnitina pode auxiliar na prevenção do declínio mental e melhora os marcadores de aprendizagem.

Até mesmo na prevenção do Alzheimer e outras doenças cerebrais a cartinina é eficiente. Impedindo os danos nas células cerebrais, a L-carnitina é uma substância estudada há muito tempo e com isso acontece a maior disposição na realização das atividades físicas.

Diabetes tipo 2

Você sabia que quem tem diabetes tipo 2 pode ter os sintomas aliviados com l-carnitina? Pois é, até mesmo os fatores de risco dessa doença conseguem ser evitados. Isso acontece porque a l-carnitina ajuda na redução de açúcar no sangue, ainda consegue aumentar uma enzima chamada AMPK, que melhora a capacidade do corpo de usar carboidratos.

Devo usar l-carnitina?

Você consegue entender os níveis de carnitina que seu corpo está produzindo conforme o que você está comendo, mas também é necessário que os vegetarianos e veganos, que não produzem tanta carnitina, comecem a tomar o suplemento, pois além de aumentar os níveis de carnitina no corpo da pessoa, ainda reduz a fadiga e aumentas a função muscular.

Dicas para quem começar a tomar l-carnitina

Assim como qualquer medicamento ou suplemento, é necessário fazer uma consulta com um médico para que ele indique o uso correto para sua individualidade e ainda te auxilie no processo. Feito isso, bom, agora você já sabe onde encontrar informações de confiança! Conte com a Alterative Pharma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima