Conheça os Florais de Bach e equilibre-se emocionalmente

Levando sempre consigo o lema “tratar o doente e não a doença”, o doutor Edward Bach acreditava que o movimento de cura deveria ser alcançado de dentro para fora. Era preciso considerar o indivíduo como um todo ao qual se via imbricada uma série de particularidades e profundidades.

Assim, Bach buscou, através da homeopatia, dar voz ao que muitas vezes não ousamos sequer conhecer – as nossas emoções e sentimentos. Nesse sentido, o nosso corpo seria um agente capaz de reagir aos nossos estados emocionais de forma positiva ou negativa, a depender da qualidade deles.

É assim que, considerando os estados de desequilíbrio emocional dos indivíduos, Bach criou 38 essências energéticas com grande propensão de cura, que ficariam conhecidas como os Florais de Bach. E é sobre elas que conversaremos hoje!

O que são os florais de Bach e como funcionam?

Os florais são essências naturais que não contêm nenhuma espécie de princípio ativo, mas energias que trazem o equilíbrio emocional. Os florais de Bach foram criados pelo médico homeopata Edward Bach por volta da década de 30 com fins de melhor administrar as mudanças emocionais, permitindo que o nosso corpo adentre ao processo de cura.

Bach acreditava que todo poder de cura universal reside na Natureza, logo desprendia de um longo tempo colhendo flores no auge de sua energia vital e as colocava em uma mistura de água mineral e conhaque sob o sol. Assim, através da luz solar – energia do fogo –, a flor estaria sendo energizada, constituindo um composto concentrado, uma espécie de souvenir.

Assim, cria-se o entendimento de que os florais de Bach são essências energizantes que possuem a capacidade de alterar um estado emocional de forte influência na saúde do indivíduo, propiciando a cura de inúmeras doenças psicofísicas.

Já ouviu aquela célebre frase “mente sã, corpo são”? Pois bem, ela se alinha muito bem aos propósitos dos florais, aos quais a nossa saúde física deve estar em correlação com a nossa saúde mental, do contrário entramos em vias de colapsar.

Para Edward Bach, os florais são essências que influenciam diretamente na cura de diferentes tipos de enfermidades. Assim, quando estamos sob baixas vibrações, alimentando sentimentos inferiores como os de irritabilidade, medo e desconfiança, propiciamos um desalinhamento entre mente-corpo.

Nesse sentido, os florais de Bach entrariam como restauradores do equilíbrio perdido, possibilitando que o indivíduo reconheça as suas emoções e alcance o justo meio delas, não pecando nem por falta, tão pouco por excesso.

O que você precisa saber antes de escolher um floral?

O homeopata Bach dividiu as 38 essências florais em 7 categorias distintas. As fórmulas dos florais são simples e visam reequilibrar o estado mental no qual o indivíduo se encontra no dado momento de vida. Dos 38 florais, apenas um não é feito de flores, mas de uma água de fonte cristalina e pura com grandes propriedades curativas, a qual ficou conhecida como Rock Water.

Cada fórmula de floral tem um especificidade emocional em alinhamento. E embora traçemos dicas aqui para te ajudar a escolher o seu floral, essa decisão é única e particular.

Nesse sentido, em uma primeira instância, é muito importante que você conheça as suas próprias emoções em momentos de vulnerabilidade, por exemplo, quando está de TPM, quais emoções você percebe que sente com maior potencialidade e frequência? E quando está com ansiedade? Quais emoções te sobrevém?

Outro ponto importante ao se utilizar florais é que é preciso eleger prioridades. Buscar abraçar o mundo e tratar todos os problemas de uma vez só pode te gerar cada vez mais problemas. Assim, ao eleger suas prioridades, ficará fácil mensurar os resultados, além, é claro, de dar muito mais atenção àquilo que realmente importa e é necessário no momento.

Para além disso, outro fator importante a ressaltar é que o uso de florais não deve ser engessado, muito pelo contrário, as fórmulas estão aí para serem criadas e recriadas, obviamente sempre com parcimônia e levando em conta o seu real estado emocional, posto que os florais não incidem sobre as doenças, mas sobre as causas emocionais que as desenvolvem.

Dicas de florais e seus poderes terapêuticos

Floral de Bach para estudantes estressados

Rescue Remedy é um dos florais mais famosos e de rápida ação. Ajuda a acalmar os estudantes que estão sob a pressão de provas finais.

Floral de Bach para dormir melhor

White Chestnut diminui o ciclo de pensamentos e a ansiedade, além de trazer maior sensação de relaxamento.

Floral de Bach para bebês agitados

Impatiens desenvolve a paciência e a calma, reestabelecendo o equilíbrio emocional ao diminuir a ansiedade e irritabilidade.

Floral de Bach para emagrecimento

Chestnut Bud recomendado para pessoas que cometem sempre os mesmos erros e, quando se dão por si mesmas, estão praticando os mesmos hábitos alimentares, portanto, auxilia no processo de emagrecimento.

Floral de Bach para depressão

Mustard é indicado para pessoas melancólicas e angustiadas sem uma causa aparente, trazendo mais equilíbrio e serenidade emocional.

Floral para a hiperatividade

Vervain é um ótimo floral para diminuir taxas de ansiedade e reduzir o excesso de entusiasmo.

Floral para déficit de atenção

Clematis é recomendado para pessoas com dificuldade de focalização e que se perdem em seus próprios pensamentos em vias de fugir da realidade.

Percebeu como os florais de Bach podem levar mais leveza e saúde emocional para a sua vida?! Então, não deixe de usufruir de seus benefícios ainda hoje!

Se gostou de nosso conteúdo e quer ter acesso a mais posts como esse, então não deixe de perder por nada as postagens semanais do blog Alterative Pharma.

Nos vemos em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima