Entenda o que é homeopatia e se realmente funciona 

Compreender o que é e para que serve a homeopatia pode nos fornecer uma maneira completamente nova de enxergar a história e o desenvolvimento da medicina tradicional, até mesmo nossa forma de olhar para as doenças é transformada!

É verdade que o avanço tecnológico trouxe a possibilidade de fabricação e manipulação de medicamentos sintéticos, capazes de amenizar e até mesmo curar as condições de vida impostas por diversas doenças.

Se, no passado distante, era preciso recorrer ao conhecimento um tanto obscuro e pouco técnico dos curandeiros e dos naturalistas para tratar de alguma doença ou complicação de saúde, hoje temos acesso ao mais completo e especializado conhecimento médico.

A capacidade industrial, unida ao conhecimento mais elaborado sobre o organismo, disponibiliza uma infinita gama de produtos artificiais voltados para agir dentro do corpo humano, curando várias enfermidades.

Mesmo com todo o cuidado tomado, ainda existem muitos efeitos colaterais e danosos que esses medicamentos causam. Frequentemente, usá-los significa alterar todo metabolismo para tratar de um problema específico e, muitas vezes, simples. 

Contudo, existe uma alternativa mais saudável na hora de realizar o tratamento de doenças e das complicações causadas por elas.

O que é homeopatia, afinal? 

A ideia fundamental da homeopatia é a concepção de que o corpo pode curar a si mesmo, usando das suas capacidades naturais potencializadas por componentes naturais. Dessa forma, plantas e minerais são usados para estimular o processo de recuperação.

Desenvolvida na década 1970, a homeopatia assume uma abordagem muito mais holística, ou seja, uma abordagem integral do indivíduo. O processo de tratamento e cura leva em consideração o estilo de vida, a hereditariedade e a personalidade da pessoa!

Por conhecer os detalhes da personalidade do paciente, ela trata até mesmo problemas comportamentais. Por isso, é comum encontrar coisas como homeopatia para a ansiedade ou outras complicações do comportamento. 

Assim, uma visão homeopática de mundo busca fornecer medicamentos únicos para indivíduos igualmente únicos. Como você pode averiguar, esta forma de encarar o tratamento de doenças é uma de nossas inspirações centrais.

Na prática, os remédios homeopáticos são preparados de uma forma específica, através de um processo de potencialização ou ativação que se usa da diluição e da sucussão (processo de chacoalhar com força para misturar).

Em outras palavras, os medicamentos usadas são o resultado de dois ou mais componentes principais de origem natural e harmonizados entre si – ou seja, dinamizados por meio de processos de simples como a diluição e sucussão.

Remédios na Homeopatia

Se aplicarmos com rigor o que já está exposto até aqui, precisaremos admitir que, no fundo, o homeopata não cria novos remédios, mas observa o comportamento de substâncias naturais. Daí que surgem medicamentos como os fitoterápicos.

Esta observação possibilita:

  •  A criação de um repertório diversificado de ingredientes cuja ação passa a ser conhecida, assim, podendo ser considerada no tratamento de doenças. Conhecendo os efeitos de uma planta “x”, o homeopata pode usá-la no futuro.
  • O emprego de substâncias naturais, que não oferecem os mesmos riscos dos tratamentos com drogas pesadas e artificiais
  • Barateamento dos remédios, uma vez que sua fabricação não envolve as etapas de um medicamento sintético comercializado.
  • Um tratamento que respeita profundamente a condição existencial do indivíduo. Essa abordagem holística considera a doença como um desequilíbrio que precisa ser vencido pelo paciente.

Logo, a observação com faz que o homeopata descubra as utilidades de cada componente, planejando possíveis tratamentos. Por exemplo, a cebola roxa faz os nossos olhos lacrimejarem. Por esta razão, ela é usada em remédios homeopáticos contra alergias. Até mesmo outros elementos naturais, como a Arnica e a abelha são usadas nos tratamentos.

Benefícios do Tratamento Homeopático

A homeopatia olha para além dos rótulos de doença, para curar a sua causa mais do que para apenas tratar dos seus sintomas. Assim, ela estimula os poderes naturais de cura do próprio corpo.

Como consequência, o tratamento assume algumas características essenciais:

  • Por causa da abordagem holística, os pacientes tendem a reportar uma melhora geral no humor, qualidade do sono, digestão e até mesmo de sintomas aparentemente dissociados do quadro geral
  • Estimulação dos mecanismos de auto regulação do corpo, fazendo que eles funcionem melhor
  • O tratamento homeopático pode atuar decisivamente no processo  pré e pós operatório, ajudando até mesmo a lidar com a ansiedade e o choque que uma operação pode causar.
  • Se mostra efetiva para tratar de complicações infantis de saúde, usando apenas elementos naturais

A homeopatia é uma alternativa efetiva a muitos antibióticos, uma vez que não produz efeitos colaterais tóxicos e promove a recuperação acelerada. Até mesmo problemas comportamentais em crianças podem ser tratados exitosamente com a homeopatia.

Segurança e Incrível Custo-Benefício

Como vimos, a homeopatia fornece um tratamento seguro por causa das características naturais dos componentes usados, além de não oferecer os riscos dos efeitos colaterais intensos dos tratamentos artificiais.

Os medicamentos homeopáticos são fabricados com produtos de origem mineral e animal, e frequentemente podem ser usados sem prescrição médica, justamente por não oferecerem riscos pesados para o organismo

Diferente dos antibióticos comuns, estes medicamentos não interferem na digestão, nem diminuem a imunidade do corpo. Como não há toxicidade, eles também não causam alergias nem dependências.

A maior parte das pessoas os usa por entenderem que eles proporcionam um tratamento sem repercussões físicas perigosas.

Além disso, também por usarem componentes da natureza e processos que não custosos, os tratamentos homeopáticos tendem a ser mais financeiramente acessíveis e a entregar resultados satisfatórios, o que contribui para que tenham um ótimo custo-benefício.

E então, conseguiu entender melhor como funciona a homeopatia? O que você pensa sobre esta abordagem da saúde? Queremos muito saber seus pensamentos, que tal deixar um comentário antes de continuar navegando pelo nosso blog?

1 comentário em “Entenda o que é homeopatia e se realmente funciona ”

  1. Pingback: O que são florais? Conheça essa terapia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima