Sabemos que no Brasil temos altos índices de pessoas que sofrem com ansiedade diariamente. Segundo dados da própria Organização Mundial da Saúde, 9,3% da população apresenta sintomas do transtorno.
Por ser um transtorno mental de grande incidência na população brasileira, os medicamentos para controlar a ansiedade são considerados uma das drogas mais vendidas em solo nacional. Contudo, o consumo exagerado de remédios industrializados para o tratamento da ansiedade pode causar uma série de danos colaterais.
Nesse sentido, a busca por soluções mais saudáveis de tratamento tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Tão certo que a homeopatia para ansiedade é bastante requisitada como uma forma de atenuar os sintomas sem levar o indivíduo à dependência medicamentosa.
Além disso, a homeopatia conta muitos pontos no tratamento do transtorno na medida em que pode ser utilizada até mesmo naqueles indivíduos que, muitas vezes, não podem ser medicados com remédios industrializados – grávidas e crianças – devido às contraindicações.
Aliás, a terapia homeopática é tão eficiente que pode ser utilizada para tratar a ansiedade em cães em casos de agitação e estresse.
No que consiste a ansiedade?
Definir a ansiedade não é tão simples quanto pensamos. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, à ansiedade estão ligados alguns sentimentos negativos, como medo e preocupação excessiva com situações futuras que não necessariamente acontecerão.
Mas, em termos simples, a ansiedade pode ser definida como o medo de algo que ainda não aconteceu ao considerar os resultados negativos que podem advir desse acontecimento.
Nesse sentido, o indivíduo que fica ansioso na hora da realização de uma prova, na verdade, tem medo de ir mal no teste, antes mesmo de sua realização. Nota-se que, em se tratando de ansiedade, o medo sempre recai em um evento futuro, que não é uma ameaça real.
Podemos, ainda, considerar que a ansiedade é uma tentativa cerebral de prever eventos que coloquem a nossa vida em risco, estando relacionada ao nosso instinto mesmo de sobrevivência, se considerarmos que, ao termos o prelúdio de um acontecimento desfavorável, podemos nos antecipar em prol da conservação de nossa existência.
Olhando assim até nos parece que a ansiedade é positiva, no entanto, embora o caráter preventivo da preocupação, quando excessiva, tende a nos trazer problemas de ordem psíquica e somática.
Homeopatia: uma solução eficaz para ansiedade
Ao lado da medicina convencional, temos a homeopatia como uma proposta de cura da ansiedade. O SUS integrou o tratamento homeopático em rede em meados de 2006 como uma prática complementar aos tratamentos tradicionais, devido à sua alta funcionalidade no campo médico.
Em linhas gerais, com a homeopatia, busca-se estimular o organismo com alguns ativos para que ele atue em si mesmo em busca de reparar as suas carências e restabelecer seu equilíbrio. Mas, a homeopatia pode ser utilizada como uma forma de tratamento de futuras doenças.
Como a homeopatia funciona para a ansiedade?
Como vimos, a ansiedade se mostra um transtorno mental caracterizado por uma predição excessiva do futuro. Podendo ser causada por diversos fatores, como problemas de ordem financeira, emocional, acadêmica e familiar, a ansiedade encontra na homeopatia uma forma de ser atenuada.
Se considerarmos o fundamento mesmo dos remédios homeopáticos, temos que eles podem reduzir as crises de ansiedade e trazer o equilíbrio de sua energia vital novamente por meio do estudo de suas causas e de uma preparação personalizada.
Assim, enquanto o medicamento alopático busca trazer cura ao corpo físico, os medicamentos homeopáticos tendem a buscar o equilíbrio energético do indivíduo ansioso, dissipando pouco a pouco as preocupações e medos excessivos.
Obviamente, o tratamento por fontes homeopáticas leva em conta as situações que propulsionam quadros de ansiedade antes que o medicamento seja receitado.
Por isso, o estudo de caso é feito para se conhecer as causas e os momentos em que a ansiedade dá as caras: seriam momentos antes de um acontecimento importante? Ou antes de situações prototípicas do dia a dia?
Além disso, conhecer os demais sintomas que se apresentam juntamente com a ansiedade é uma forma de ter em mãos diagnósticos mais precisos, afinal, a ansiedade pode vir acompanhada de estresse, problemas gastrointestinais e até insônia.
Aliás, a homeopatia ainda pode ser utilizada para curar indivíduos que estão passando por distúrbios do sono, como a insônia. E o tratamento mais adequado será sugerido a partir do estabelecimento do quadro do paciente, uma vez que é preciso averiguar se, com a insônia, o paciente ainda apresenta bruxismo e apneia.
Como a ansiedade não escolhe gênero nem faixa etária, os remédios homeopáticos podem ser utilizados para tratar até mesmo a ansiedade infantil.
Considerando que uma criança ansiosa é atormentada pela inação, preocupação e estresse em momentos de grandes mudanças, baixa no apetite e dificuldade de manter relações interpessoais, a homeopatia pode atuar na reversão desses quadros de maneira significativa.
E aqui os medicamentos homeopáticos ganham muitos pontos, pois além de possuírem baixo custo, podem ser utilizados até mesmo pelas pessoas mais sensíveis sem contra indicação, inclusive por bebês e idosos.
Medicamentos homeopáticos: definição e características
Ao considerar a homeopatia enquanto uma especialidade médica e terapêutica, devemos entender que os medicamentos utilizados são sempre receitados com fins de alcançar a cura de uma doença. E não só doenças leves, medicamentos homeopáticos podem ser utilizados para o tratamento de doenças crônicas e doenças agudas.
Mas, o que seriam os remédios homeopáticos? Remédios homeopáticos consistem em substâncias fabricadas a partir do reino mineral, vegetal e animal, a depender da função que se propõem. Geralmente são manipulados levando em consideração as particularidades de cada indivíduo.
São feitos por meio da técnica de dinamização e consumidas para fins de tratamento interno e externo. A preparação dos medicamentos homeopáticos é feita com o uso de determinados insumos, como lactose e glicose, que podem se apresentar na forma de comprimidos e glóbulos de sacarose e, para uso externo, na forma de géis, pomadas e cremes.
A escolha de um medicamento homeopático para a ansiedade vai depender bastante de cada caso, uma vez que as causas que favorecem o aparecimento do transtorno podem mudar a depender do indivíduo e do contexto em que vive, logo, é crucial buscar a ajuda de um terapeuta homeopata para maior assertividade na escolha do medicamento.
Chegamos ao fim de mais um post. Gostaram das informações de hoje? Então não deixem de acompanhar as nossas demais publicações aqui no blog. Com dicas de conteúdos sobre o universo do manipulado, você fica por dentro de soluções efetivas para a manutenção de sua saúde.
Até mais!