Você conhece a Maca Peruana? Entenda os benefícios desse ativo natural!

As montanhas dos Andes são a casa da maca peruana, uma planta crucífera, ou seja, que faz parte da família do repolho e do brócolis. Trata-se de um ingrediente comum na culinária peruana, que dá um sabor terroso aos pratos.

Ela é adicionada em sucos, batidas, assim como no café e no chocolate. No Peru, a maca é combinada com sopa, e até mesmo consumida como vegetal torrado. Existe também, uma bebida fermentada feita à base maca, é a “maca chica”!

A raiz da maca é a principal parte comestível desta planta, que geralmente é consumida na forma de pó, mas também é possível encontrá-la em cápsulas e extrato líquido. Ela é conhecida por aumentar a energia e a libido.

A maior parte dos remédios que a utilizam como base, investem na raiz da maca, que pode ser branca, vermelha, preta e até amarela.

Muitos relatos de melhora em quadros como de disfunção erétil, baixa libido, depressão, perda de cabelo e até em sintomas da menopausa têm sido associados ao uso da maca.

Conhecer esta planta é uma forma de aumentarmos o repertório de alimentos que podem ser incorporados à nossa dieta. Os efeitos da maca pode ser usados a favor do tratamento e até da prevenção de complicações de saúde.

Confira com a gente uma lista com os principais benefícios proporcionados pelo consumo da maca

Benefícios da Maca Peruana

Como um vegetal crucífero, a maca contém glucosinolatos, compostos da planta que são estudados pelo seu papel na prevenção contra o câncer. Na cultura peruana, ela é usada para aumentar os níveis de energia.

Existe ainda muita coisa para ser descoberta acerca dos efeitos da maca. Os estudos ainda estão em desenvolvimento, contudo, vários resultados já foram observados. Estes resultado podem ser traduzidos em alguns benefícios:

Nutrição 

O pó de maca é muito nutritivo, sendo uma grande fonte de importantes vitaminas e minerais. A raiz é uma boa fonte de carboidratos, possui baixo índice gordura e contém uma boa quantidade de fibras.

Ela possui altos níveis de vitaminas e minerais importantes, como a vitamina C, cobre e ferro. A cada 28 gramas a maca oferece:

  • Calorias: 91
  • Carboidratos: 20g
  • Proteínas: 4g
  • Vitamina C: 133% do valor diário
  • Cobre: 85% do valor diário
  • Libido em Homens e Mulheres

Conhecida por ser um valorizado afrodisíaco, a maca ajuda na saúde masculina e feminina. Ela se mostrou, sobretudo, efetiva para melhorar a saúde reprodutiva dos homens, incluindo libido e função sexual.

No caso das mulheres, o vegetal ajuda a realizar uma transição equilibrada durante a menopausa. A maca tonifica o sistema reprodutivo feminino, podendo amplificar excitação e desejo sexual.

O desejo sexual reduzido é um problema repudiado entre os adultos. Assim, é grande o interesse em ervas e plantas que aumentam a libido naturalmente. Após seis semanas de uso, a maca pode melhorar o desejo sexual.

Hormônios

O uso de maca ajuda na regulação dos níveis hormonais, estimulando as glândulas adrenais. Ela auxilia a produção normal de hormônios, assim como a desintoxicação natural do fígado.

Fertilidade

Outro uso bastante difundido da maca é para melhorar a fertilidade, principalmente nos homens. Para isto, ela aumenta a qualidade do sêmen tanto em homens férteis quanto inférteis.

Tratamento da Depressão

A maca contém flavonoides, cuja ação é tida como responsável por melhorar o humor e diminuir a ansiedade. Assim, ela pode ajudar a combater os efeitos da depressão.

Vale ressaltar que a depressão é um quadro sério, e que o uso de um vegetal não pode substituir várias outras medidas importantes para superar este quadro.

Memória e Concentração

É possível melhorar o desempenho cerebral por meio da maca. De fato, ela é tradicionalmente usada pelos nativos do Peru para aumentar o desempenho das crianças na escola.

Em alguns estudos, a maca promoveu melhora no aprendizado e memória de roedores. Neste caso, a maca preta parece ser mais efetiva.

Apesar de ser cultivada há milhares de anos pelos povos andinos, a maca ainda exige pesquisa científica para clarificar seus efeitos e a intensidade com que ela realmente contribui para corpo humano.

Certamente, na hora de pensar sobre tratamentos para quadros como a disfunção erétil, não se pode deixar de levar em consideração outros fatores: alimentação, uso de medicamentos e complicações psicológicas (como a ansiedade).

Possíveis Efeitos Colaterais

Como estamos falando de um componente que ainda está sendo pesquisado e que, portanto, ainda não é completamente conhecido, é preciso tomar cuidado na hora de administrar o seu uso.

Pouco se sabe sobre a segurança e os efeitos colaterais no uso da maca. Como se trata de um alimento natural, acredita-se que ela é segura em largas doses.

As consequências da maca sobre os níveis de hormônios são pouco conhecidas. Se você apresentar algum quadro de sensibilidade hormonal, como endometriose, não deve fazer uso da maca sem acompanhamento médico

As pessoas que sofrem com problemas de tireóide também precisam ficar atentas, pois a maca contém goitrogênicos, substâncias que podem interferir no funcionamento normal da tireóide.

1 comentário em “Você conhece a Maca Peruana? Entenda os benefícios desse ativo natural!”

  1. Pingback: Os melhores suplementos para ganho de massa de forma natural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima