Medicamentos naturais para tratar pressão alta: saiba como funcionam

Tem hipertensão arterial e já tentou todos os tipos de medicamentos, mas não viu tanta diferença? Há remédios naturais para pressão alta que podem auxiliar no tratamento, e o melhor: custam muito pouco.

Fique por aqui e confira o post para entender mais sobre essa doença tão perigosa e como tratá-la com ingredientes nativos.

Afinal, o que é remédio natural?

O remédio natural nada mais é que um composto com substâncias encontradas na natureza que auxiliam na prevenção, tratamento ou cura de enfermidades.

Soluções orgânicas foram utilizadas por muito tempo antes do avanço da medicina, mas isso não quer dizer que, hoje, sua eficácia é pequena. Há muitas pessoas que curam ou pelo menos melhoram os sintomas de doenças com infusões de ervas.

O que é pressão alta e o que ela faz?

Conhecida como “pressão alta”, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa que afeta grande parte da população. Ela se caracteriza pelo aumento da pressão do sangue que circula pelas artérias do corpo.

O sangue é bombeado pelo coração e pelas artérias para os demais órgãos. Quando a pressão está alta, o coração se esforça mais para distribuir o sangue e, com a idade, essa força causa lesões nas paredes das artérias.

Diz-se que a doença é silenciosa, pois pode ocorrer normalmente e não apresentar sintomas, mas se não for tratada pode gerar consequências graves, como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares e insuficiência renal.

Remédios caseiros que podem auxiliar no tratamento da pressão alta

Uma opção para quem já é medicado é optar por substâncias com ingredientes naturais como complemento. Algumas plantas podem ser usadas como uma suplementação alimentar, e o mais cômodo é que, em sua maioria, são alimentos que você encontra em casa!

Conheça os remédios caseiros que você pode consumir:

Chá de alho

O alho possui muitas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de fortalecer o sistema imunológico. Dessa forma, o chá de alho contribui para o bom funcionamento do sistema cardíaco, diminuindo a pressão sanguínea e, consequentemente, reduzindo o enrijecimento das artérias.

A receita do chá de alho é bem simples, basta amassar 2 ou 3 dentes de alho e colocá-los em 250 ml de água fervente. Deixe descansar por algumas horas e consuma. Você tem a opção de adicionar mel ou limão para cortar um pouco o gosto forte do alho.

Suco de mirtilo

O mirtilo, ou blueberry, é uma fruta que contém muitas vitaminas e minerais, e de quebra traz muitos benefícios à saúde. Ele é composto por propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e digestivas, atuando no fortalecimento do corpo.

O que torna o mirtilo capaz de reduzir a pressão arterial é a presença de antocianinas e potássio. As antocianinas reduzem a pressão arterial, diminuindo o risco de complicações cardiovasculares. O potássio promove a excreção de líquidos que o sódio impede, regulando a quantidade certa de água nas células e permitindo que os órgãos funcionem normalmente.

Para prepará-lo, basta bater os mirtilos no liquidificador com água até ficar com consistência homogênea.

Beterraba: chá e salada

Tubérculo repleto de vitaminas e minerais, a beterraba é rica em antioxidantes e seus nitratos ajudam regular a pressão do sangue nos vasos sanguíneos, assim como seu alto teor de fibras reduz a absorção de colesterol.

A raiz tuberculosa permite que seu consumo ocorra tanto em suco quanto em salada. Como suco, a adição de laranja pode ser uma opção, pois a fruta também é repleta de vitaminas. Se for fazer em salada, não exagere nos temperos industrializados e nem no sal, viu?!

Chá de hibisco

Essa bebida é daquelas que sempre foi utilizada na área medicinal. Afinal, é potente em combater e prevenir doenças. Suas antocianinas combinada com os ácidos orgânicos, vitaminas e minerais são responsáveis pelos efeitos anti-hipertensivos, pois diminuem a oxidação das células. Mas fique atento às contraindicações! Ele não é indicado para gestantes e lactantes, nem para pessoas com doenças cardiovasculares graves.

Utilize de 1 a 2 gramas de cálices de hibisco com 240ml de água fervente. É recomendada a adição de stevia ou mel, pois é uma planta bem amarga.

Chá de folha de oliveira

Pé que produz a azeitona, a oliveira também fornece boas propriedades em suas folhas. O chá dessa folha contém muitos polifenóis de ação anti-inflamatória, que regulam a pressão arterial e a diminuem.

O chá é feito com, aproximadamente, meio litro de água fervente e folhas picadas. Sempre que sentir que precisa adoçá-lo – e isso vale para todos os chás – não esqueça de escolher opções saudáveis, como o mel.

Bem, esses foram os exemplos de hoje! Existem muitos outros remédios naturais para pressão alta. Mas não abuse! Mesmo que sejam substâncias naturais, não deixe de consultar com o seu médico para saber se elas podem ou não ser consumidas. Lembre-se: cada corpo tem sua individualidade!

Se gostou das nossas dicas, que tal dar uma passadinha no site da Alterative Pharma e conferir nossos fitoterápicos? Nossos produtos são fabricados com selo de aprovação da Anvisa. Podemos atender qualquer que seja a sua necessidade!

Fique ligado no blog para ler mais posts como esse. Nós vemos no próximo, até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima