Como diminuir o colesterol de forma natural e eficaz

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, aproximadamente 18, 4 milhões de brasileiros sofrem com altos níveis de colesterol, sendo assim, convivem diariamente com riscos de adquirirem doenças coronárias.

Sabemos que a diminuição dos níveis de colesterol no sangue não é feita de forma mágica. Na verdade, é preciso de uma grande disciplina alimentar bem como a consciência sã de quais alimentos consumir e quais evitar.

Pensando nisso, no post de hoje, decidimos trazer a você algumas informações que com certeza te ajudarão a diminuir o LDL no organismo e se proteger contra doenças cardiovasculares. Confira a seguir!

Afinal, o que é colesterol?

O colesterol é considerado um composto químico no qual 70% da síntese é realizada pelo fígado e os demais 30% são adquiridos através de dietas alimentares. Podemos encontrar o colesterol em várias membranas celulares distribuídas em diversas regiões corporais como cérebro, nervos, coração e até na pele.

Por ser um lipídio, o colesterol é transportado por lipoproteínas, as quais chamamos de LDL, HDL e VLDL. Você provavelmente já deve ter ouvido falar de colesterol bom e colesterol ruim, não é mesmo? É porque o HDL e o LDL foram popularizados como colesterol bom e mau, respectivamente, já o VLDL são os triglicérides.

Em linhas gerais, o VLDL é liberado pelo fígado na corrente sanguínea e transmuta-se em LDL, enquanto ausenta-lhe as gorduras, restando apenas proteínas e colesterol. O LDL – mau colesterol – corresponde a 75% de todo colesterol que circula pelo nosso corpo e tem como finalidade depositar a gordura nas paredes arteriais, assim, quanto maior a taxa de LDL em nosso organismo maior é a propensão de entupimento das vias arteriais.

Já o HDL – colesterol bom – faz o transporte do colesterol das células até o fígado, no qual é sintetizado e excretado na forma de bile e fezes. As baixas taxas de HDL no corpo sinalizam maiores propensões a doenças cardiovasculares.

Como controlar o colesterol?

A realização de exercícios físicos é uma ótima forma de se equilibrar as taxas de colesterol no corpo. Somado a uma rotina diária de exercícios físicos, a melhor forma de fazer o controle do colesterol é por meio da alimentação, visto que é através dela que temos as variações das taxas de HDL e LDL.

Lembrando que o colesterol é gordura, podemos classificar as gorduras em quatro categorias.

Poliinsaturadas

Ajudam a diminuir os altos níveis de LDL e podem ser encontradas facilmente em óleos vegetais e peixes. Mas cuidado, o consumo em excesso pode diminuir o sistema imune do organismo.

Monoinsaturadas

Também auxiliam na diminuição das taxas de colesterol ruim no corpo e da pressão arterial, sendo encontradas em grãos e azeite de oliva.

Saturadas

Na contramão das gorduras insaturadas, quando consumidas em excesso, aumentam o LDL na corrente sanguínea, podendo causar problemas cardíacos. Estão presentes em abundância em alimentos derivados de leite (queijo, coalhada, nata e manteiga) e em carnes vermelhas, principalmente, nas gorduras.

Trans

Produzidas em grandes indústrias alimentícias, aumentam o LDL e reduzem o HDL, sendo comumente encontradas em alimentos como biscoitos, hambúrgueres, salgadinhos e margarina.

Perceba assim que uma forma prática e efetiva de assegurar o controle do colesterol no organismo é através do consumo consciente das gorduras.

Mas então, como diminuir o colesterol ruim?

A aposta em alimentos ricos e saudáveis, repletos de colesterol bom é uma ótima forma de controlar as taxas altas de LDL. Assim, a reeducação alimentar para redução do colesterol ruim é melhor realizada quando se aposta em alimentos livres de gorduras saturadas bem como as gorduras trans.

Sabemos como um hambúrguer e um milk shake podem ser irresistíveis, mas mais irresistível ainda é se manter saudável. Por isso, separamos aqui, 5 alimentos ricos em gorduras insaturadas para você comer sem medo.

Abacate

O abacate não poderia deixar de ser o queridinho de nossa lista, afinal, a fruta é composta por ácidos graxos insaturados, sendo uma ótima pedida para absorção e síntese do colesterol.

E o melhor, você pode consumi-lo em vitaminas feitas com leites vegetais e até mesmo em saladas, a doçura da fruta pode dar uma quebrada no frescor das folhas das leguminosas.

Chá preto

Por ser uma bebida antioxidante, visto ser constituída de flavonoides, o chá preto é uma opção perfeita para se proteger contra doenças cardiovasculares. Além disso, a cafeína presente no chá ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, evitando assim o entupimento arterial.

Sardinhas

Para aqueles que gostam de peixe, apostar em uma alimentação rica em sardinha é uma ótima forma de controlar os triglicérides. Isto porque as sardinhas são ricas em ômega 3, além de serem ricas em gorduras boas. Mas, opte por sardinhas frescas ao invés das sardinhas enlatadas, visto que estas são ricas em sódio.

Óleos vegetais

Substituindo as gorduras saturadas, os óleos vegetais e azeites são ótimas opções para serem agregadas na alimentação. Extraídos das sementes das plantas óleos de girassol, canola e milho são ideais para aqueles que querem reduzir o LDL no organismo.

E o que não dizer do azeite? Uma das melhores opções de alimentos de gordura monosaturada, livre do colesterol ruim, sendo imprescindível na cozinha daqueles que sofrem com colesterol alto.

Nozes e castanhas

Além de serem antioxidantes, nozes e castanhas são ricas em antioxidantes, sendo capazes de remover os radicais livres que ocasionam o envelhecimento precoce, além de auxiliar na prevenção de doenças coronárias. Repletas de arginina, estas oleaginosas são vasodilatadores naturais, ajudando assim, na redução do mau colesterol. Vale a pena ter sempre um mix de nozes e castanhas para acompanhar o lanchinho da tarde.

Viu como é possível diminuir as altas taxas de colesterol no corpo de forma natural e manter uma alimentação saudável? Comece hoje e colha os frutos de uma boa qualidade de vida!

Para mais conteúdos como esse, não deixe de navegar pelo blog Alterative Pharma para conferir de perto as melhores dicas naturais sobre saúde e bem estar.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima