A natureza é capaz de fornecer os mais diversos tipos de matérias-primas para os mais diversos tratamentos. É graças a ela, que muitos pacientes conseguem realizar seu tratamento pois graças às suas propriedades terapêuticas que, aliadas ao conhecimento científico, atuam não apenas na cura de enfermidades, como na melhoria da qualidade de vida.
Seja para fazer algum tratamento ou melhorar o desempenho durante o dia a dia, treinos e objetivos, algum fitoterápico será capaz de trazer algum benefício para a sua saúde. Nesse artigo, iremos explicar um pouco melhor sobre o Tribulus terrestris, também conhecido como Gokshura ou Gokharu.
Como usar
A quantidade vai variar muito de acordo com a idade, sexo, o objetivo e também o estado de saúde atual da pessoa, em doses que podem variar entre 250 a 1400 mg, por dia. Vale ressaltar que o uso desse suplemento só deve ser feito com a orientação e prescrição de um médico.
Para quem é indicado?
Tribulus terrestris 500mg pode ser indicado aos pacientes que buscam melhores disposição e resultados com os exercícios, para mulheres que querem melhorar a libido na durante a transição para a menopausa e aos homens com baixos níveis de testosterona.
Contribui para o ganho de massa magra
Ele pode sim contribuir para o ganho de massa magra já que é rico principalmente nas saponinas do tipo protodioscina, essa substância é considerada um fito-hormônio devido à capacidade de fazer a modulação hormonal no organismo, desempenhando um importante papel na formação das células sanguíneas responsáveis pela oxigenação das células e no desenvolvimento de músculos. Mas não é uma poção mágica, os treinos regulares devem ser feitos da maneira correta.
Para quem o Tribulus terrestris não é indicado
Por ser uma planta rica em alcaloides, substâncias responsáveis pelo aumento de pressão ao agirem no sistema nervoso central, não é indicada para pacientes hipertensos ou cardiopatas. Esse fitoterápico também não é recomendado para gestantes e mulheres em fase de amamentação, já que interfere nos níveis hormonais, algo que poderia prejudicar tanto a gravidez quanto a produção do leite.
Efeitos colaterais
Assim como qualquer outro medicamento, quando ingerido em excesso pode causar alguns sintomas como: dores de cabeça, aumento de pressão transitório, acne, queda de cabelo em mulheres e inchaço devido às alterações hormonais, além da alteração do seu ciclo menstrual.
Em alguns homens, as altas doses dessa substância ainda podem desenvolver quadros de ginecomastia – inchaço do tecido mamário causado por um desequilíbrio hormonal por elevar os níveis de estradiol no organismo, e terem um aumento do volume da próstata, por isso, os portadores de hiperplasia benigna de próstata somente devem utilizar este produto após avaliação médica. Além do mais, ele pode causar uma sobrecarga no fígado, se consumido mais de 2g por dia e por um longo período, logo, pessoas com hepatopatias devem evitá-lo.
Por mais que apresente muitos benefícios, é super importante a supervisão de um médico. Na Alterative Pharma você encontra diversos suplementos além do Tribulus terrestris como: Teacrine 200mg, Dimpless 40mg, suplemento glutamina, entre outros. Confira!